História

 

Do Centro Comunal ao Salão Paroquial Terezinha Rocha

O ano era 1984, começaram-se os trabalhos para a formação da comunidade paroquial de São Brás da Federação. Das mãos de Diana Almeida de Souza saiu a planta da Igreja.Eram necessários esforços para construir o “cenáculo” daquela comunidade.Era necessária a construção da Igreja Matriz.Em 07/11/1984 a comunidade fez a sua primeira ação concreta,uma rifa , a qual tinha o objetivo de angariar fundos para a ereção do templo.Daí começaram-se os trabalhos.Fazendo feiras,rifas e outras atividades a humilde comunidade reunia esforços e ganhava corpo para posteriormente desenvolver o trabalho pastoral. O reconhecimento e consumação de uma parte do trabalho, veio com a colocação da pedra fundamental da Igreja, pelas mãos do então Arcebispo de Salvador, Cardeal D.Avelar Brandão Vilela, o qual na Benção da Pedra Fundamental lembrou a obstinação do Pe.João Batista-responsável por iniciar os trabalhos- e da doação e serviço do Pe.Pedro Sposato o qual tinha a missão de pastorear aquela comunidade nascente. Esta benção aconteceu no dia 16 de setembro de 1985.

 


Na ausência de uma Igreja ou Capela próxima ao Conjunto Residencial do Parque São Brás as missas eram celebradas no Colégio Mário Costa Neto.
O terreno o qual seria construída a Igreja de São Brás,foi doado pela Inocoop,mesma construtora do conjunto habitacional.
Por se tratar de uma área montanhosa,era necessária a terraplanagem do local,a qual foi iniciada pelo empresário Dr.Alfredo Castro de Oliveira e concluída pelo Dr.Bueno Leone Torres.
A construção da Igreja estava a cargo da CODAM,e tinha como engenheiro responsável o Dr.Mário Rubim,o qual abdicou dos pagamentos de seus honorários.
Sob o Pilar da Providência Divina,e força comunitária alimentada pelo ardor missionário,assim como o Cristo a comunidade crescia em graça.

Ainda sem Igreja os sacramentos eram ministrados,ou no colégio Mário Costa Neto ,ou no Centro Comunal.
Em 10 de novembro de 1985,no centro comunal,foi ministrado pelo bispo auxiliar da época,D Boaventura Klopenburg,à seis pessoas e pela primeira vez naquela comunidade o sacramento da Crisma.
Sob Direção do Espírito Santo e do Pe.Pedro Sposato, a comunidade trabalhava constantemente,promovia feiras,eventos e rifas no intuito de concluir as obras da Igreja.

Até que no dia 23 de abril de 1992 em caráter processional e definitivamente o Santíssimo Sacramento era introduzido na Igreja de São Brás da Federação.
Naquele mesmo ano,no dia 23 de dezembro a paróquia passa por uma grande transição.Sob as mãos de D.Lucas Moreira Neves é empossado o novo pároco da Paróquia de São Brás da Federação. Sai Pe.Pedro Sposato e assume Pe.Romildo Pires dos Santos.


O novo pároco trazia mudanças.Com seu jeito carismático e cativador,Pe.Romildo dinamizou a ação pastoral na emergente paróquia.Criando diversas pastorais e ampliando os rumos evangelizadores.
No ano de 1993,acontecia a primeira festa do Padroeiro na nova Igreja e tinha como tema:O valor dos sacramentos na vida do povo de Deus.

No dia 4 de março de 1993 houve a primeira reunião, a qual daria uma nova dinâmica,à recente paróquia.
Era ali criado o conselho econômico paroquial.e no mesmo ano foi instalado o Conselho Pastoral Paroquial. A cada dia,Pe.Romildo ia modelando a nova paróquia.

A primeira efusão do Espírito Santo aconteceu no seminário de vida no Espírito Santo,o qual se realizou nos dias 16,17 e 18 de julho de 1993.
No mesmo ano, no mês de agosto,Pe.Romildo mostra sua preocupação com as famílias e promove no Seminário Central da Bahia,o primeiro encontro de casais com Cristo.
Unidos em torno dos pastores,a comunidade crescia e voltava os olhares aos Bispos,os quais vinham celebrar as festas de São Brás.

Com muito trabalho a comunidade foi se desenvolvendo até que se tornou necessária a construção do Salão Paroquial.
Em Junho de 2008,foi lançada a campanha do Cimento,cada paroquiano contribuía com a quantidade de sacos de cimento que podia.E sobre direção da Providencia Divina as doações foram chegando e as obras foram iniciadas.

 

Centro Paroquial da Federação.pps (1,9 MB)

Até que no dia 5 de dezembro de 2009,a Igreja Matriz de São Brás foi dedicada,pelo Cardeal D.Geraldo Majella Agnelo e teve o salão paroquial abençoado pelo mesmo.



O salão recebeu o nome de D.Terezinha Ribeiro da Silva Rocha,em reconhecimento a obstinação e serviços prestados à Paróquia de São Brás.

Sobre a unção do Espírito Santo e pastoreio do Pe.Romildo Pires dos Santos,hoje a Paróquia conta com 26 pastorais,um amplo salão paroquial
com salas de aulas e um serviço pastoral eficaz o qual é confirmado pela hiperlotação da Igreja nas missas dominicais.

 





 

 

Matheus Peixe, administrador do site.

 

Fonte:Livro de Tombo da Paróquia de São Brás da Federação.

 

Pesquisar no site

© 2011 Paróquia de São Brás da Federação.Todos os direitos reservados. Adm: Matheus Peixe